Início do Grupo Rosasul
A história da Embalagio teve início muito antes da inauguração da primeira loja
em 2021. Gilmar da Rosa, empresário, investidor e fundador do Grupo Rosasul,
iniciou no ramo de Embalagens em 2007, com o atacado distribuidora, em
Frederico Westphalen. Em seu podcast, recentemente divulgado no canal do
YouTube Embalagio Franchising, Gilmar conta abertamente sobre sua trajetória
no ramo e comenta sobre suas percepções ao longo do tempo, trabalhando no
setor de embalagens.
Gilmar revela que sempre foi uma pessoa fácil de fazer negócios e que em seus
17 anos como empresário, pesquisou e investiu em diversas empresas e
diferentes ramos de atuação, “eu montei algum negócio” brinca em sua fala com
Cassius dos Santos Castro, no podcast sobre o lançamento da Franchising em
São Paulo. Depois de muitos anos de experiência, comenta que se deu conta de
que o que patrocinou todos os investimentos e negócios firmados por ele desde
então, foi aquilo que iniciou lá atrás: o trabalho com embalagens.
“Eu, Gilmar, montei vários negócios e estou me desligando de alguns negócios,
porque o que eu vejo como alto rendimento, com várias possibilidades de
resultado rápido, é a Embalagio.”
A inauguração da primeira loja Rosasul Embalagens em Chapecó, foi o ponto
inicial para ampliar essa visão do empresário, “Quando montamos a primeira
Rosasul em Chapecó, começamos a entender um pouco mais e ver que o nosso
negócio de Embalagens que montamos lá atrás, era ‘O’ negócio” afirma. A partir
daí, começou a trajetória de amadurecimento do grupo no ramo.
O Grupo Rosasul, que teve sua fundação em 2007, vinha adquirindo indústrias
desde seu início: indústria de velas, de esponjas e esfregões de aço e de sacos
de lixo. O grande marco para a ampliar e impulsionar a produção própria, foi a
aquisição da Implast Indústria de Embalagens em 2015, ano de inauguração da
Rosasul Embalagens.
Com indústria própria, uma ampla linha de produtos de qualidade e a
inauguração da primeira loja, Rosasul Embalagens, o negócio decolou ainda
mais. A partir daí, o projeto da Embalagio, que agora é Franchising, começou a
nascer.
Segundo Gilmar da Rosa, foram anos estudando e colocando as ideias no papel
para montar um modelo de negócio sólido. Após esse momento de preparo,
desenvolvimento e fortalecimento de marca, realizado com o auxílio da agência
de publicidade Le Camp Comunicação, é divulgada a primeira loja oficialmente
intitulada Embalagio, em 2021.
Desde então, a Embalagio já inaugurou três unidades: em Frederico Westphalen,
Santa Rosa e Ijuí. A quarta, está em operação de implantação, com previsão
para julho de 2023 e com tudo encaminhado para ser mais um grande sucesso.
Lançamento da Embalagio Franchising
Através do novo modelo de negócio, Gilmar busca acelerar ainda mais o
processo de expansão, agora para todo país. As inaugurações que vinham
ocorrendo em média a cada 7 meses, agora, segundo empresário, deram lugar
a uma nova meta: inaugurar uma loja a cada 45 dias.
O lançamento da Embalagio Franchising, na maior feira de franquias do país –
ABF Expo 2023 – veio para firmar essa nova etapa na história da rede. A marca,
que já possuía um modelo testado há 3 anos com suas unidades espalhadas
pelo noroeste do estado do Rio Grande do Sul, foi normatizada dentro dos
parâmetros legais e estruturada com a ajuda da RZD, empresa que presta
serviços de consultoria para a formatação e gestão de redes de franquias.
Tudo isso, visa facilitar a expansão e implantação de novas lojas, agora em todo
o país, oferecendo segurança e suporte abrangente aos franqueados, que inclui:
treinamento especializado, assistência na seleção de localização estratégica,
apoio de marketing e suporte contínuo para garantir o sucesso de cada unidade
franqueada.
Durante o evento, Danilo Pires, responsável pelo modelo de projeto para
implantação da Embalagio Franchising demonstra orgulho de ter participado do
desenvolvimento de uma empresa com tanto potencial. Segundo ele, um dos
grandes diferenciais da Embalagio é ter vindo para o Franchising já com um
modelo testado “A Embalagio foi construída não com números, não com base
em algo fictício, mas sim com dados reais. Então a assertividade, a solidez de
tudo que foi construído é pra entregar pra você investidor, muita segurança.”
declara.
De acordo com Gilmar, os resultados que a rede já vinha tendo antes de
oficializar na ABF comprovam isso “Quando eu mostro pra alguém a Embalagio,
eu mostro no sistema. ‘olha aqui o que este está vendendo!’, eu tenho sócios
agora em Frederico Westphalen, Santa Rosa, em Ijuí, agora em Passo Fundo,
Chapecó, eles vão te dizer, eles vão te falar o porquê estamos aqui hoje lançando
essa franquia. Porque o resultado do negócio é bom, é ótimo” declara.
Durante esse processo de organização em parceria com a RZD, foram
desenvolvidos manuais e contratos, obtenção do selo ABF e estruturação de
acordo com as exigências legais que a legislação brasileira exige de quem vai
franquear um modelo de negócio.
“É um know-how que você está adquirindo, o direito de uso da marca. Quem
Adquire essa franquia, agora tem toda a documentação e segurança para utilizar
esse modelo de negócio. Tudo documentado, em contratos e manuais” comenta
Cassius Castro dos Santos, responsável pela equipe de marketing à frente da
comunicação da Embalagio, a respeito do selo de certificação que a franquia
obteve pela ABF, em São Paulo.
Agora, a Embalagio, que já vinha sendo um grande sucesso no noroeste do Rio
Grande do Sul, está ainda mais preparada e desenvolvida para transmitir
segurança aos novos franqueados. “Saímos hoje muito felizes, com o projeto
pronto para atingir o Brasil”, declara Gilmar.
O empresário, busca pessoas com a mesma visão de crescimento, pessoas
trabalhadoras e com foco nos resultados. “Eu não estou fazendo uma franquia
só pra ter várias lojas, não, é pro grupo ficar mais forte. […]”, afirma. O projeto de
expansão, procura abranger em primeiro instante os estados do Rio Grande do
Sul, Santa Catarina e Paraná, a partir daí, a Embalagio vai para o Brasil. “nosso
modelo de negócio é único no país e não vamos perder tempo”, aponta.
Se destacando no mercado
A Embalagio, como uma rede que possui indústria própria, se destaca ainda mais
em um mercado competitivo. A flexibilidade de preço pra quem compra em
grande escala e a qualidade de um trabalho que é acompanhado desde o início
pelo Grupo Rosasul, garantem o diferencial. De acordo com Gilmar, esse é um
dos motivos que torna os preços da loja mais atrativos para consumidores no
mercado.
Além das linhas de fabricação própria, a franquia trabalha em parceria com
fornecedores especializados no setor alimentício, oferecendo uma ampla
variedade de produtos para padarias, confeitarias, docerias e produções
artesanais. Eles fornecem desde ingredientes para o desenvolvimento de
receitas, como chocolates, granulados e corantes, até itens para criação
industrial e manual, como formas, espátulas, moldes e outros acessórios.
Agora com o lançamento da Embalagio Franchising, o trabalho com a fábrica e
com fornecedores só tem a decolar “Imagine o poder de compra quando
estivermos com 50 lojas. Hoje os fornecedores já vêm nos visitar, já vem
trabalhar conosco, vendo o quanto nosso negócio vai crescer”, revela.
Segundo Gilmar, um bom preço, um produto de qualidade e um vendedor que
saiba fazer negócio são o que fazem sucesso no mercado de embalagens e isso
a Embalagio fornece. Tanto o treinamento para quem deseja entrar no ramo,
quanto produtos e fornecedores especializados que linkam os preços
competitivos a um produto de qualidade.
“O negócio é certo, você vai trabalhar, vai ter rentabilidade, produtos que não
vencem, produtos de qualidade. A embalagio veio pra fazer um Brasil diferente”,
afirma.
Para conhecer mais sobre o modelo de negócio e abrir uma franquia na sua
cidade, basta entrar em contato através dos números destacados no site e
agendar uma reunião com o time de vendas.